psicologia_analitica

O que é psicologia analítica?

Por falar em psicologia analítica falamos sobre a abordagem de Carl Jung, o que é muito estudado na área de psicologia. Caso você esteja procurando por uma abordagem mais efetiva para você e o seu tratamento, a psicologia analítica pode ser a sua alternativa mais adequada.

Você deve estar se perguntando o motivo de ter que entender sobre as diferentes abordagens do profissional de psicologia. Imagine que você esteja procurando por um profissional dessa área, e na consulta você não goste muito dos métodos que ele utiliza para tratar de seus pacientes, inclusive você.

Nós não temos como prever qual abordagem será mais efetiva para o nosso caso. Contudo, é interessante que você desistiu tempo do seu dia para procurar sobre esses assuntos e na hora da busca, você já encontre o profissional que possua uma abordagem mais “a sua cara”.

Não é para você dizer que entende mais do que o profissional, longe disso. O que queremos te falar é que é importante procurar profissionais que estejam alinhados com o que você deseja.

Com certeza deve ter uma abordagem que não te enche os olhos, e você já vai para consulta achando que não vai dar certo. Esse comportamento não é aceito, principalmente por bloquear a sua mente em relação ao avanço.

Pesquise, vá atrás e comprove os seus estudos, mas não deixa a sua mente fechada em relação a qualquer dos métodos abordados pelo profissional.

psicologia_analitica

O que é a abordagem de Jung?

Jung preferiu explorar a nossa mente juntando o consciente e o inconsciente, pois ele entendia que as experiências que vivemos com outras pessoas é tão importante como as nossas individuais. Então, ele chegou à conclusão que a sociedade pode ser analisada dos mais diferentes e variados pontos de vista.

Alguns assuntos, como religião ou ciência se torna o foco da pesquisa de Jung. Esse destaque deve ser considerado por que Jung entendeu que nós somos influenciados por todos os fatores que estão ao nosso redor inclusive aqueles que não temos controle. Ele chamava isso de inconsciente coletivo.

Contudo, por outro lado Jung também deixou claro que o inconsciente pessoal deve sim ser destacado, como aqueles primeiros momentos na nossa infância e que refletem diretamente no nosso desenvolver da vida.

Outro conceito trabalhado por Jung que merece relevância é o arquétipo, quando trata sobre as nossas experiências e os padrões da sociedade. Então de padrões que são impostos, é um tema muito frequente nos debates atuais, e que sempre trazem o discurso de Jung novamente.

De maneira geral, Jung sempre apoiou essa questão da análise tanto coletiva como individual, visto que nem todos os estudiosos do seu tempo juntavam esses dois conceitos. Geralmente, tudo era muito dividido, logo quando Jung resolveu juntar e verificar a interseção entre os dois.

Como ocorre a psicologia analítica?

Na consulta, o terapeuta procura destinar a desenvoltura do paciente em relação a sua essência, ou seja, o profissional vai buscar encontrar as suas emoções além do que se vê, aliados com essas experiências tanto individuais como coletivas.

Ao longo do atendimento, o paciente vai conseguir entender e refazer a sua visão de um mundo, pois o autoconhecimento é o ponto alto dessa consulta. Esse terapeuta visa abrir os olhos do paciente de acordo com a sua experiência pessoal.

O profissional que segue essa linha, você pode encontrar em plataformas digitais, como o Fepo, bem como outros terapeutas que seguem diferentes métodos. O ponto alto desse site é o seu preço acessível a todos os públicos, com a qualidade profissional em alta, sendo uma das plataformas mais recomendadas.

Deixe um comentário

0
Pedidos