Como diminuir a ansiedade naturalmente? Descubra agora!

Às vezes, a ansiedade não é apenas uma experiência, mas uma doença. Nesse sentido mutas pessoas se perguntam: como diminuir a ansiedade naturalmente?

A ansiedade é uma resposta natural ao estresse. O corpo percebe o perigo, desencadeia a reação de “lutar ou fugir”, libera adrenalina e norepinefrina na corrente sanguínea, o coração começa a bater mais rápido.

Mas, em alguns casos, surgem crises de ansiedade que acabam rapidamente. E em outros, eles se tornam longos e destrutivos. Como diminuir a ansiedade naturalmente?

Eventos que podem acontecer

Esta é talvez a causa mais comum de inquietação. Estamos preocupados com o futuro, com a saúde e o bem-estar dos entes queridos etc.

Essa ansiedade cotidiana não é perigosa. Isso passa quando a situação estressante termina. E diminui quando você muda para algum tipo de atividade calmante de rotina, obtém o apoio de amigos ou apenas diz para si mesmo: “Controle-se!”

Comunidade da Fepo

Mudanças hormonais

Um exemplo notável é a síndrome pré-menstrual em mulheres. Picos hormonais afetam o trabalho do cérebro, e é por isso que mesmo uma mulher que está sempre equilibrada e geralmente satisfeita com a vida pode se sentir infeliz, ofendida, profundamente preocupada com razões inocentes.

Existem também distúrbios hormonais mais graves. Por exemplo, o hipertireoidismo aumenta.

Depressão e ansiedade no hipertireoidismo nervosismo. Isso significa que uma pessoa com essa doença reage com mais nitidez e brilho ao menor estresse.

Terapia online para sua saúde e bem-estar
como_diminuir_a_ansiedade_naturalmente

Estresse crônico

Ele se desenvolve se você se encontra em uma situação estressante dia após dia. A resposta de lutar ou fugir torna-se permanente, e a explosão infinita de hormônios eventualmente esgota as reservas do corpo.

O medo e a ansiedade permanecem, porque a situação estressante não foi a lugar nenhum. Mas, além deles, novos sintomas aparecem: fraqueza, cansaço rápido, sensação de um nó na garganta, um desejo agudo de se enrolar em um cobertor e se esconder do mundo.

Como diminuir a ansiedade naturalmente?

Antes se a ansiedade não for tratada com os devidos cuidados pode chegar ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas e transtornos mentais. Por isso sobre como diminuir a ansiedade naturalmente acompanhe as dicas abaixo:

Chat de Apoio Emocional

Aqui estão os mais populares e eficazes.

Faça algumas respirações profundas e longas

Cientistas da Universidade de Stanford descobriram como a respiração lenta induz tranquilidade, no cérebro existe uma região que liga a frequência e a profundidade da respiração ao estado emocional. Como se viu, quanto mais ativa e superficialmente respiramos, mais nervosismo e excitação sentimos.

Como diminuir a ansiedade naturalmente? Escute música relaxante ou ouça sons da natureza

Quando as pessoas ouvem os sons da natureza, seus níveis de estresse diminuem sensivelmente.

Mude do assunto de sua preocupação

Programa de Atendimento Social

Por exemplo, se você estiver nervoso com as notícias, desligue a TV e saia da mídia social. Em vez disso, assista a uma comédia ou melodrama, leia um livro, brinque com um gato, chame um amigo. Sua tarefa é manter sua cabeça ocupada com outra coisa, para se distrair da situação estressante.

Pegue suas mãos

Existem muitas opções. Comece a tricotar. Plante flores sob suas janelas. Leia um livro para seu filho ou faça alguns experimentos físicos com ele. Lave a louça ou limpe o apartamento.

Aprenda a dizer a si mesmo “pare”

Observe seus pensamentos e pare no tempo. Se você estiver pensando em algo perturbador, esteja ciente desse fato. Imagine pegar o pensamento preocupante em um punho e colocá-lo de lado. E então, conscientemente, comece a pensar em outra coisa – uma situação que você pode controlar.

Como se livrar da ansiedade se ela for causada por um transtorno mental

Nesse caso, respirar fundo, infelizmente, é quase inútil. Se sua ansiedade atingiu o nível de um transtorno mental, você precisará de ajuda.

Para começar, você pode visitar um terapeuta, contar-lhe sobre os sintomas e pedir recomendações.

Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais fácil será recuperar sua alegria e atitude positiva em relação ao mundo.

Outra opção é consultar um psicoterapeuta imediatamente. O especialista poderá estabelecer exatamente o que está acontecendo com você e que tipo de violação o impede de viver.

Como diminuir a ansiedade naturalmente?

Mude seu estilo de vida

Provavelmente, a primeira recomendação será reconsiderar hábitos.

Recusar álcool, café, bebidas com alto teor de açúcar e bebidas energéticas. Eles estimulam o sistema nervoso e podem aumentar a ansiedade.

Exercite-se regularmente. O exercício aumenta os níveis de endorfinas, hormônios associados ao bom humor.

Coma bem. Isso aumentará as reservas do seu corpo e reduzirá os efeitos negativos da resposta de lutar ou fugir.

Durma pelo menos 8 horas.

Experimente técnicas de relaxamento. Isso pode ser meditação regular ou ioga.

Faça psicoterapia

Esta é a maneira mais eficaz de lidar com a ansiedade e outros transtornos.

Terapia cognitivo-comportamental. A ideia dela é que o seu bem-estar não depende de uma situação estressante, mas de como você se sente a respeito.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta