O que é frustração? Entenda como lidar com este sentimento

A frustração é o que faz com que a gente se sinta impotente diante de uma situação — e pode ser muito difícil lidar com esse sentimento. Ela ocorre quando nossa expectativa não é atendida, gerando incômodo, desânimo e uma sensação de decepção. Lidar com todas essas sensações e sentimentos exige inteligência emocional, não é mesmo?

É por isso que, neste artigo, a Fepo explica porque nos sentimos frustrados e como esse sentimento funciona. E você ainda confere dicas de como lidar com o desânimo gerado pela frustração. Acompanhe todas essas informações!

Você sabe o que é frustração?

Primeiro precisamos entender o que é a frustração e como ela ocorre. Esse sentimento surge quando não conseguimos algo muito desejado, o que nos gera diversas sensações, como incômodo, desânimo, a decepção e o sentimento de impotência. Estar frustrado é justamente isso: se sentir impotente por não conseguir aquilo que desejamos.

A frustração pode acontecer em diferentes fases da vida e situações. Embora ela cause uma grande desestruturação emocional, seu papel é muito importante para o amadurecimento emocional, sendo essencial para o nosso desenvolvimento mental. É a partir das frustrações que podemos aprender, amadurecer e tentar novas formas de interação com o mundo.

Portanto, sentir-se frustrado por não receber o devido reconhecimento no trabalho, por não ter sido promovido, por não ter concluído um projeto da faculdade ou porque seu parceiro não se lembrou do seu aniversários é normal, podendo acontecer com qualquer pessoa.

A frustração pode ocorrer em situações pessoais ou profissionais, mas é preciso ficar de olho quando  com a frequência, pois sentir-se dessa forma o tempo todo pode trazer consequências para a saúde emocional.

Reações comuns à frustração

O sentimento de frustração não aparece sozinho, quase sempre ele é acompanhado de outras reações que nos deixam ainda mais desestabilizados emocionalmente. Confira quais são as principais reações que podemos sentir diante de uma situação frustrante.

Desânimo: a pessoa perde a vontade de reagir;

Fuga: para não ter que lidar com esse sentimento, a pessoa tenta escapar;

Raiva: descontar a frustração em outras pessoas é uma reação de raiva;

Compensação: a pessoa tenta compensar a frustração com coisas que a deixam feliz;

Estresse: o sentimento de frustração pode levar ao estresse emocional.

Ter essas reações é natural, mas à medida que vamos conhecendo mais sobre nossos sentimentos e como lidar com nossas emoções, fica mais fácil controlar ou suavizar as reações que podem surgir diante da frustração. Por isso, é essencial encarar e aprender a lidar com o sentimento de frustração para entender melhor a si mesmo.

Como lidar com a frustração?

O que é frustração? Entenda como lidar com este sentimento

A frustração é importante para o desenvolvimento pessoal de todas as pessoas. É através dessas experiências que podemos aprender “lições” sobre a vida, sendo a principal delas: não podemos ter tudo que queremos ou no momento em que queremos.

Conhecer o sentimento de frustração possibilita aprender sobre resiliência, ter uma percepção mais realista dos fatos e desenvolver o autoconhecimento.

Veja a seguir mais detalhes sobre a importância da frustração para nosso amadurecimento emocional.

Estimula a resiliência

A resiliência é a capacidade de adaptação que todo indivíduo pode desenvolver para lidar da melhor forma possível com os problemas, mudanças, obstáculos, entre outras adversidades que possam surgir.

A frustração possibilita desenvolver essa capacidade, pois ela nos coloca diante de uma situação inesperada e que está abaixo das nossas expectativas, gerando um choque de realidade.

Então, a resiliência é o que possibilita o enfrentamento, quando encaramos e seguimos em frente após situações que fujam do nosso controle ou não aconteçam conforme o esperado.

Percepção mais realista dos fatos

Outro benefício da frustração para o desenvolvimento pessoal é que ela possibilita ter uma percepção mais realista dos fatos. A frustração pode ocorrer devido à uma expectativa irreal e, quando esse sentimento surge, é possível encarar os fatos de forma mais realista.

Um exemplo comum disso é quando idealizamos uma pessoa perfeita para um relacionamento e, na prática, descobrimos que todos possuem defeitos e qualidades.

Desenvolvimento do autoconhecimento

Sentir-se frustrado também possibilita desenvolver o autoconhecimento. A partir dessas experiências que geram reações e sensações negativas, podemos aprender a lidar com o que sentimos e a desenvolver o controle emocional.

Este sentimento possibilita entender o que nos deixa frustrados, quais são as nossas expectativas, quais são as nossas reações diante dele e o que devemos melhorar para desenvolver inteligência emocional.

Se você se sente frustrado sempre, busque ajuda profissional

Como todo sentimento, quando ele ocorre com frequência e tem impacto negativo em nossa vida, é preciso buscar ajuda profissional. Portanto, se a frustração ocorre demais e gera sensações muito desagradáveis no dia a dia, esse pode ser um sinal de que há algo de errado e que precisa ser investigado.

Há casos em que a pessoa se sente frustrada o tempo todo, e esse sentimento pode ser um alerta para algum problema emocional, como a depressão, por exemplo. Além disso, não saber lidar com a frustração também pode ser um sinal de imaturidade emocional que pode prejudicar relacionamentos, planejamentos e diversas áreas da vida.

Sendo assim, quando a frustração causa problemas para a vida da pessoa e se torna frequente, é preciso buscar ajuda psicológico para lidar com esse incômodo.

Aqui na Fepo, você pode realizar atendimento psicológico com um profissional qualificado através da terapia online. Essa é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos e que traz inúmeros benefícios, como a comodidade e o conforto de realizar a terapia onde e quando você quiser, a facilidade de se consultar via WhatsApp ou Skype, a discrição de todo o sigilo ao longo do processo, entre outras.

Clique no banner para agendar sua consulta online:

O que é frustração? Entenda como lidar com este sentimento

Também é preciso lembrar que a psicoterapia em geral é muito benéfica para a saúde emocional, sendo uma grande aliada no tratamento de diversos transtornos e distúrbios e também no autoconhecimento, no desenvolvimento da inteligência emocional e no entendimento das próprias emoções.

Conheça a Fepo! Uma plataforma online onde você pode agendar terapia de forma muito simples e fácil. Aqui você encontra psicólogos qualificados para atendimento online de forma prática e com valor acessível. Saiba mais sobre nossos serviços e continue se informando no nosso blog.